quarta-feira, 19 de julho de 2017

Como respirar corretamente durante os exercícios físicos

como respirar corretamente enquanto pratica atividade física

Você sabe como respirar corretamente enquanto pratica atividade física?

Saber como respirar corretamente durante as atividades físicas pode fazer uma enorme diferença no desenvolvimento e também no desempenho do nosso corpo. Saiba porquê aqui!


O ato de inspirar e expirar são de suma importância para a execução correta dos exercícios físicos. Os benefícios só virão se as corretas técnicas de respiração forem aprendidas, assimiladas de maneira correta.

Muitas pessoas acreditam que respirar pelo nariz é a melhor opção. Entretanto, em meio a atividade física, o melhor a se fazer é aliar nariz e boca. Afinal, o corpo precisa de uma ventilação maior durante um maior esforço.

Através de uma melhor respiração, uma melhor execução é notada. Isso se deve ao fato de a respiração contribuir diretamente para a “alimentação muscular”. Mas o que isso quer dizer?

Quer dizer que quando alguém expira, os músculos da região abdominal acabam se contraindo. Isso garante uma maior sustentação corporal, consequentemente melhor realização do movimento.

Como respirar corretamente em cada tipo de exercício

Como respirar corretamente em cada tipo de exercício

As técnicas de respiração funcionam perfeitamente, mas em dependentes tipos de exercício. Afinal, a musculação não faz o corpo funcionar da mesma forma que durante a corrida de rua, não é mesmo?

Respirar bem é bom até pra acabar com a insônia, acredita?

Como respirar corretamente na musculação

Jamais segurar a respiração durante o exercício de musculação. Muitas pessoas não entendem que a respiração é fundamental para a execução correta deste tipo de exercício. Travar a respiração pode aumentar a pressão sanguínea, por exemplo.

Por isso, a técnica correta de respiração é expirar no movimento de contração muscular, e igualmente inspirar quando o músculo voltar à posição normal. 

O ritmo precisa ser igual, para igual benefício da respiração.

Nos exercícios aeróbicos de baixa intensidade

Parece um pouco curioso de mencionar as técnicas de respiração para os exercícios aeróbicos de baixa intensidade. Isso porque, ao que tudo indica uma respiração nivelada já é o suficiente, não é mesmo?

Infelizmente não. 
Durante uma caminhada, uma corrida leve ou uma pedalada suave, é importante que a respiração seja pelo nariz, e tão somente pelo nariz. 

Isso porque a boca proporcionará a sensação de ofegar, prejudicando a atividade cardiorrespiratória.

Nos exercícios aeróbicos

Durante o exercício aeróbico comum, é necessário adaptar a respiração ao corpo. Em uma bicicleta, na natação ou em uma corrida leve, é importantíssimo encontrar o ritmo certo para cada passada.

Isso porque esse ritmo também servirá para a respiração. Por meio dele, a respiração ideal será encontrada, o corpo se adaptará e o ritmo cardíaco se manterá. O corpo, portanto, manterá um funcionamento equilibrado proporcionando bom rendimento.

Nos exercícios aeróbicos intensos

Você sabe como respirar corretamente durante uma corrida intensa? 

Bom, é necessário, em primeiro lugar adequar o seu ritmo. A exaustão pode ser muito grande, mas é necessário que a concentração supere o cansaço.

Para manter uma boa qualidade na atividade, inale o máximo possível pelo nariz, e solte vagarosamente pela boca. 

Realizar esse processo por algumas passadas pode ajudar a oxigenar os já cansados músculos.

Técnicas de respiração ideal para uma melhor execução do exercício

Técnicas de respiração ideal para uma melhor execução do exercício


Uma atividade física bem realizada depende de uma respiração muito bem executada. O corpo necessita desta respiração concreta. Ela é a alimentação completa para o músculo executar corretamente o exercício.

Além da fundamental função cardiorrespiratória, saber respirar promove uma melhor qualidade no exercício, potencializando o atleta e ajudando a proporcionar um maior ganho de massa muscular e/ou preparo físico – variando dos objetivos.

Assim, para evitar as dores que uma respiração inadequada proporciona, saber como respirar corretamente é fundamental. 

Além de ser um ganho para a saúde física e corporal, a respiração faz bem para o autocontrole no agitado cotidiano.

E você, já aprendeu como respirar corretamente durante sua atividade física predileta?


Deixe seus comentários abaixo.

Você conhece alguma dica de saúde que possa ser indicada?
Envie-nos sua dica, quem sabe você possa vê-la postada aqui no Saúde em Dicas!

Não deixe de visitar o Saúde em Dicas. Aqui você encontrará sempre uma dica de saúde valiosa.

Sobre o Saúde em Dicas   

  

Medicina Alternativa e Medicina Moderna

As raízes da medicina alternativa Medicina alternativa e medicina moderna têm diferenças e quem pode dizer qual é o melhor? Hoje, esp...